25 de julho de 2011

O dilema do carro

Eu nunca aprendi a dirigir. Na verdade eu tentei, com 12 anos, nas férias. Meu primo Rodrigo me levou no campinho de futebol perto da casa de praia, com o Monzão azul marinho do tio Ivan. Ele, mais velho, dirigia desde os 11 (!). Ele sempre falava da liberdade, do quanto era bom poder ir e vir livremente, engolir distâncias. Grande apelo para uma pré adolescente. Mas o que se seguiu não foi nada parecido com isso.

Eu e o carro não nos demos bem de cara. Acelerei demais, sem querer dei um cavalinho de pau e quase enfiei o carro em uma das traves do campinho. Uma aventura de férias para posteridade. Saí do carro com o coração disparado e corri de volta pra minha bicicleta.

Nunca mais botei a mão no volante de um possante. Anos depois, mudei pra São Paulo, eu, gata-garota independente, pagando minhas contas, mas ainda sem vontade nenhuma de dirigir. Além do trânsito da cidade ser infernal, eu curtia colocar o ipod andar a pé, observando a cidade, conhecendo cantinhos.

Todo mundo me perguntava no maior espanto: e como você faz mercado? - ué, eu compro e mando entregar... ou carrego pra casa, depende da quantidade! e quando você precisa ir pro outro lado da cidade? - aff, dou um google maps no dia anterior faço meu mapinha e pego o ônibus... - e na volta do show de madrugada? - bolas, eu pego um táxi!

Mas daê que no início do ano no show da já saudosa Amy Winehouse um taxista me assaltou. Lindo. Assaltada por um taxista. Na porta de casa!

Cara, naquela hora resolvi que eu tinha que tomar as rédeas da minha locomoção e aprender a dirigir. Mas porra, como é difícil mudar velhos hábitos. Namorado dando carona, me pegando no metrô e eu procrastinando loucamente. Daí essa semana Xoq, o meu gato, teve um piripaque. Sozinha em casa, só pensava que ele ia bater as botinhas de gato ali mesmo. (ele tá bem, era uma pedrinha nos rins!)

Desisti de lutar contra a indústria automotiva e fiz minha matrícula na auto escola. A primeira coisa a começar a ser resolvida na lista Going 30's aí do lado. Duvido que seja a primeira a ser executada, pois já fui informada das aulas noturnas e das famigeradas aulas teóricas. Tipo, um mês, no mínimo. Duvido que eu vá ser uma louca por carros e motores. Mas não depender de ninguém num caso de emergência, pra mim já é motivo suficiente.

Desejem-me sorte pra eu não ficar assim:

4 comentários:

  1. Bom, eu já passei dos 40, nunca dirigi e não pretendo dirigir. Da mesma forma, nunca dependi de ninguém prá ir a lugar algum. Sempre andei a pé, faço minhas compras a pé (são semanais, por isso nunca carrego excesso de peso), e não tenho a mínima intenção de adicionar o stress do trânsito na minha vida.
    Aí podem dizer ah, mas você mora em Campinas...
    Ajuda no sentido de que eu, aqui, moro num lugar privilegiado, perto de tudo e de vias de acesso importantes. Mas sempre vou a São Paulo e, no mundo, já cheguei até quase na Suécia sem precisar dirigir.
    O que eu quero dizer é: se você descobrir que não curte dirigir, não fique chateada e não se deixe pressionar. O clubinho dos sem-carro tá crescendo! :D
    Mas se quer mesmo, vai fundo, compra um carro elétrico e me dá umas caronas quando eu for aí de novo! ahahahah
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Andrea,
    depender de táxi quando se tem um bichinho em casa é duro; eu nunca quis ter carro por mim mesma. o transporte público e as caminhadas me atendem perfeitamente. Mas só penso nisso, Gabriel tendo ataque de asma ou o gato tendo um piripaque e eu tendo qu ligar pro BAT Táxi (Bat táxi agradece sua ligação, aguarde um instante...). No Rio você põe o nariz pra fora e tem um táxi, aqui em São Paulo, inviável.

    ResponderExcluir
  3. Acabo de ser infromada que a carta de motorista demora 4 meses pra sair. ô vida. capaz da lista ficar pendente... rs

    ResponderExcluir
  4. Por favor.... Nunca mais fale " carta de motorista " se nao terei q cacar seu titulo de carioca

    ResponderExcluir

Esse verão resolvi fazer algo diferente: