23 de julho de 2011

Brincadeira de criança

Quando eu era criança, tinha uma brincadeira em que a gente colocava no papel a idade em que a gente queria casar, 3 nomes de garotos de quem a gente gostava, 3 profissões que queríamos seguir, 3 nomes de flor, 3 nomes de pedras preciosas e outras 3 coisas que não lembro mais. A gente cantava uma musiquinha, fazia umas continhas e, voilà, o futuro estava traçado em uma brincadeira de criança. Eu sempre dizia que ia casar aos 25. O nome dos garotos de quem eu gostava não lembro mais. As profissões, bailarina, professora, veterinária. Das flores não me lembro, mas deduzo que uma delas fosse rosa. E as pedras preciosas eram rubi, esmeralda e ametista.
Desse destino que eu queria ter aos 7 anos de idade, pouca coisa se concretizou. Aos 25, estava me separando do primeiro cara com quem morei junto e o nome dele nunca esteve naquele papel. Eu era estagiária de produção em uma emissora de TV. Não gostava muito de rosas, mas continuava gostando de rubis.
Hoje, a pouco mais de um mês de completar 29 anos, tudo é diferente outra vez. Nesse meio tempo, morei com outro cara (outro fora da lista dos 7 anos), separei de novo. Voltei para casa em que eu morava naquela idade, mas sem minha família. Tenho um namorado que mora na Inglaterra. Não, não me casei aos 25, nem estou casada agora, antes do 30 (ok, ainda dá tempo). Não trabalho mais na TV. Trabalho com livros e também dou aulas (algo se concretizou). Não gosto de rosas. E tatuei um rubi no pulso esquerdo.
Adivinhar o destino sempre é algo atraente, mas definitivamente pouco eficaz, me diz a sapiência adquirida ao longo dessas quase 3 décadas. Meus planos para o futuro hoje se resumem a deixar o futuro acontecer. Sem pressões externas, sem pressões internas. O que quero hoje pra mim, pra antes dos meus 30 anos é ter uma vida mais calma, com menos problemas e mais prazer. Pensando nisso, fiz essa listinha aí do lado. Essa lista é um desdobramento do que considero como "vida mais calma, com menos problemas e mais prazer". Tenho a impressão de que vou fazer alterações nessa lista várias vezes, porque mudar de ideia é uma coisa que aprendi ser saudável e fazer parte do "sem pressões". (Mas ainda continuo me perguntando até quando não será ridículo usar all star sujo.)
Seja bem-vindo e conte com a certeza de que muitas coisas ainda acontecerão antes que o mundo acabe, antes dos 30, antes de 2012.

====
E faço das palavras da Renata as minhas. Agradecimentos a Beanes e Felipe. Porque sou uma completa incompetente no que diz respeito a essas coisas que eles fazem. E não pretendo deixar de ser, nem antes nem depois dos 30. Portanto agradecimentos públicos e gigantes. Obrigada.

2 comentários:

  1. a casa dos trinta é valiosa como um rubi, vai ver só como é tão divertido!

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aff, eu fazia essa brincadeira e nas pedras colocava diamante, diamante, diamante. Até hoje quero um, mas duvido que eu vea ganhar, ainda mais antes dos 30... rs

    ResponderExcluir

Esse verão resolvi fazer algo diferente: